Para auxiliá-los a criar, organizar, aplicar e corrigir atividades, apresentaremos as ferramentas Google. E, para tornar a aula mais interativa e auxiliar os alunos a desenvolverem autonomia sobre o conteúdo que aprendem, apresentaremos conceitos e ferramentas para construção de um Mapa Mental e de um Infográfico.

O Padlet é uma ferramenta que permite a criação de quadro digitais. Estes quadros podem conter diferentes tipos de mídias (textos, links, imagens, áudios etc.) e ficam organizados na forma de murais virtuais. O usuário pode escolher entre diferentes formas de organização do mural.
Para visitar a página da ferramenta, clique aqui.
Devido à sua estrutura de quadros, o Padlet é muito utilizado como organizador de tarefas, assim como Diário de Bordo para projetos.
Veja abaixo alguns exemplos do uso do Padlet como Diário de Bordo:
Lembre-se de que tanto você quanto seus estudantes podem utilizar as Ferramentas Google (apresentadas aqui) para criar documentos importantes como textos, listas e planilhas, que podem ser compartilhadas no quadros do Padlet através de links.
Aqui você encontra textos e referências sobre a construção do Diário de Bordo. Para acessar o conteúdo, clique nos links.
Educa- PE Diário de Bordo - Texto
O que é e como compor um Diário de Bordo
PODCAST é uma mídia em formato de áudio cujo objetivo é transmitir informação e contribuir para a criatividade, para a oralidade e para o espírito colaborativo dos envolvidos. O educador pode auxiliar os estudantes a criar um roteiro para o podcast proposto na atividade sugerida, além de incentivar diferentes formatos, como história, entrevista, bate-papo, educativo, etc. Você pode ler mais sobre cada tipo neste site, ou fornecer o link para que os alunos pesquisem os diferentes formatos e escolham um que mais gostem.

Oriente os estudantes a criarem, em duplas, um podcast sobre a importância de administrar o dinheiro. Se necessário, revisitem os capítulos 3 e 4. Peça para que explorem o tema, insistindo no cuidado com gastos excessivos e no risco representado pelas dívidas.
Os estudantes podem optar por entrevistar familiares e comerciantes, para ter a noção do que essas pessoas sabem ou pensam sobre esse assunto. Para isso, devem formular perguntas claras e objetivas a respeito do tema, como por exemplo: Como evitar contrair dívidas? Como administrar bem o dinheiro? Contudo, é importante também coletar informações de especialistas no assunto, apresentando um contraponto técnico ao senso comum.
Informe às duplas de estudantes que o podcast deverá ter a duração de, no máximo, cinco minutos. Um aspecto importante, que deverá ser enfatizado para a turma, é que devem ter em mente que o podcast será ouvido por diferentes pessoas, inclusive as que não têm conhecimento dos conceitos de Educação Financeira e Matemática. Trata-se, assim, de um exercício de síntese e de clareza na exposição dos temas tratados.
Nessa atividade, os alunos atuarão como protagonistas na construção do conhecimento. Oriente-os sobre algumas características de podcasts: eles devem ser coerentes e ter começo, meio e fim. A locução deve fornecer uma ordem lógica para o que está sendo discutido. Elencar exemplos práticos de Educação Financeira e Matemática é uma boa estratégia para explicar e relacionar esses conceitos.
Durante o planejamento do podcast, você pode disponibilizar todos os links sugeridos nesta página para que os alunos pesquisem sozinhos ou em grupos. Se possível, combine com a escola a utilização de computadores, tablets ou a possibilidade dos alunos levarem um aparelho celular para a aula.
Você pode encontrar todas essas informações e mais sugestões nas páginas 25 e 26 do Caderno do Educador (acessível aqui) .
Pode ser interessante, ao trabalhar a construção de narrativas para o podcast, apresentar a técnica do storytelling. Saiba mais clicando aqui e aqui .